O 1º na América Latina

A Grupo de Produção e Imagens de Alta Definição da Associação Arautos do Evangelho - Coordenação do Sr. Roberto Ryo Sato, Sr. Santiago Canals, Irmão José Emanuel L. Reis e Irmão Gladson Nunes, que foram os responsáveis por um feito inédito na América Latina: A integração da câmera Sony XDCAM EX- PMW-EX1 com Sistema Canopus No mesmo dia que a Thomson-GrassValley disponibilizou a versão EDIUS 4.6 com várias implementações, inclusive para a nova Câmera XDCAM-EX da Sony, o Arautos do Evangelho realizou a primeira captação, edição e autoração FULL HD utilizando câmeras Sony PMW-EX1 e a Workstation REXEED Q6850X – um novíssimo workstation da Canopus equipado com CPU Intel Core2 Extreme com 4 Núcleos de 8MB de cache.Segundo Santiago Canals um dos coordenadores do projeto"O carisma dos Arautos do Evangelho é procurar a beleza em todas as coisas. Assim, queremos a qualidade mais perfeita de imagem para poder transmitir a nossa mensagem de forma límpida e com esplendor.

Estamos muito satisfeitos.”Segundo Irmão Emanuel responsável pela área técnicaO XD-CAM EX combinado com o REXEED Q6850 fornece um qualidade fora de série, em resolução nativa 1920 x 1080 – um passo adiante do formato HDV ou outros.A CANOPUS do Brasil se orgulha deste feito ter sido realizado no Brasil, antes de qualquer outra iniciativa na América Latina, e convida a todos os interessados a conhecerem as suas soluções para o formato Sony XDCAM EX.

Link: Arautos do Evangelho: http://www.arautos.org.br/


TV Arautos do Evangelho


Nós sabemos que o homem tem um desejo enorme de entrar em contacto com Deus, e hoje me lembro daquele fato, extraordinário, de onde nasceu a catolicidade de uma nação, muito querida por nós, a França.

A França nasceu assim:

Clóvis, convertido, é introduzido na catedral de Reims e ali ele deveria ser batizado por São Remijo, quando ele entrou e viu aquela feria toda no templo, os cânticos, ele perguntou a São Remi, "Pai, já é ó céu?", e São Remi respondeu a ele, "Ainda não, mas este é o caminho!", e o templo, a Igreja, é um caminho para o céu, e nós, os Arautos do Evangelho, não tinhamos até agora o nosso templo, a nossa Igreja, e hoje é o dia de inaugurarmos nossa primeira igreja, e esta alegria se alarga um pouco mais, ela é um pouco mais generosa, porque não é só a Igreja que vai ser inaugurada, mas também está televisão, televisão Arautos do Evangelho, que estará no ar todos para os queridos e queridas internautas entrarem em contacto conosco, e saberem o que se passa no mundo e o que se passa conosco nos sessenta países onde estamos instalados.

Temos a alegria de comunicar esta notícia, e lhes convidar para assistir esta magnífica cerimônia, que será realizada por sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Frank Rodé, que é prefeito do Instituto de Vida Consagrada e da Sociedade de Vida Apostólica, antiga Congregação para os religiosos, ele vem de Roma, e está aqui já conosco para esta cerimônia, esta celebração.
Espero que ela esteja inteiramente a contento e altura dos anseios de todos aqueles que estiverem entrando em contato com esta maravilha que vai se passar.

Eu Lhe tenho aqui ao meu lado, a Imagem que estará a disposição de todos aqueles que quiserem fazer uma visita a essa Igreja que é filiada a primeira e mais antiga Basílica da cristandade, a Basílica Papal de Santa Maria Majore, Santa Maria a Maior. E essa Basílica é qualhada é penetrada, pervadida de privilégios de indulgências, e todos que frequentarem esta Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, terão a possibilidade de receberem as mesmas indulgencias, os mesmos privilégios, que estão concedidos a Basílica Romana Papal Santa Maria Majore.

Pe. João S. Clá Dias
Trecho adaptado para linguagem escrita,
sem conhecimento e/ou revisão do autor.

"...parabenizo por tão importante acontecimento..."

Reverendo Pe. Joao Scognamiglio Clá Dias
Superior Geral dos Arautos do Evangelho
Bragança Paulista - SP
Brasil

PAZ E BEM.
Com motivo da Sagração e Dedicação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o primeiro Templo dos Arautos do Evangelho, desejo-lhes parabenizar por tão importante acontecimento para a vida da Associação e de toda a Santa Igreja Católica. Além do mais, meus comprimentos, minhas congratulações pela belíssima e maravilhosa liturgia de Dedicação e ainda pelo esplendoroso, magnífico e precioso Templo para Nossa Senhora. Peço a Deus Nosso Senhor e ao Santíssimo Filho de Maria, que continue abençoar e multiplicar abundantemente os Arautos pra bem da Nova Evangelização e glória de Deus, o Altíssimo Onipotente e Bom Senhor, e santificação da Igreja Católica: O Senhor Papa, os Bispos e Sacerdotes e todos os leigos e leigas.
Fraternalmente, irmão menor,

Fr. Santiago Hernández Celada, OFM
Vigário Cúria Provincial
Provincia Franciscana de San Pablo Apóstol en Colombia
SANTA ROSA DE CABAL - Rda.

Dedicação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Dedicação da primeira Igreja construída pelos Arautos do Evangelho, localizada na cidade de São Paulo, foi realizada no dia 24 de fevereiro, às 9:30h.
A cerimônia de Dedicação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi presidida pelo Emmo. Senhor Cardeal Dom Franc Rodé, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, tendo como concelebrantes o Emmo. Senhor Cardeal Dom Pedro Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, Dom José Maria Pinheiro, Bispo Diocesano de Bragança Paulista, o Rvmo. Pe. João Scognamiglio Clá Dias, Presidente dos Arautos do Evangelho, assim como nerosos dignitários eclesiásticos.


A Repercurssão

USA - A Dedicação da primeira igreja dos Arautos do Evangelho, Igreja de Nossa senhora do Rosário de Fátima, ontem ocorrido, trousse um acesso fantástico a TV EWTN, que transmitiu na integra todo a riquíssima cerimônia e ainda, pelo interesse demonstrado, retransmitiu por mais duas vezes em horários distintos, em espanhol e em inglês.Este mesmo interesse foi constatado no comparecimento incomum de internautas, os quais não tendo acesso direto a TV EWTN, também teve oportunidade única em assistir e participar desta cerimônia em sua integra através do site da TV EWTN que também pela Internet transmitiu e retransmitiu nas duas línguas.
São Paulo - Quem acessa o site dos Arautos do Evangelho, terá a partir de ontem, dia 24 de fevereiro, a grata surpresa de ter a oportunidade de ver e escutar o Presidente Geral Pe. João S. Clá Dias em explanação que tornar-se-á mais um marco na vida dos Arautos do Evangelho.
El Salvador - Notícias vindas de El Salvador, também traduzem o total interesse do povo el salvadorenho na dedicação da recém Dedicada Igreja de Nossa senhora do Rosário.A TV oficial da Igreja Católica local, canal 57, transmitiu e retransmitiu toda a cerimônia de Dedicação, por três vezes. As 07:00 da manhã, ao meio dia e as 20:00h . A retransmissões também retrata fielmente o interesse demonstrado em El Salvador.
Los Angeles CA - We enjoyed watching the EWTN telecast of the dedication of the new church in Sao Paulo, Brazil today. Especially, we loved the music and the high level of excellence displayed in honor of God and his new temple of worship.Blessings from Los Angeles, California! - Robert Rogers
TV EWTN - Notícia chegada da TV EWTN, confirma o acesso de mais de 140.000 espectadores, ao vivo, na transmissão da Dedicação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, dia 24 passado.Esta nota torna ainda mais claro o crescente interesse mundial pelo carisma dos Arautos do Evangelho e seu trabalho mundial de evangelização.

7 anos de Aprovação Pontifícia

Manhã de 28 de fevereiro de 2001, em Roma. Momento que ficará gravado para sempre nas almas dos mais de mil Arautos do Evangelho e membros da Associação Católica Nossa Senhora de Fátima que se encontravam no Vaticano, pois nele puderam ouvir dos próprios lábios do sucessor de Pedro — que se expressou em língua portuguesa — estas palavras de estímulo:“Saúdo ....de modo especial o numeroso grupo da Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, Arautos do Evangelho, para que sendo fiéis à Igreja, ao seu Magistério, permaneçam unidos aos seus pastores e anunciem corajosamente, pelo mundo inteiro, a Cristo Nosso Senhor”.

“Sede mensageiros do Evangelho pela intercessão do Coração Imaculado de Maria. A todos faço votos de que a quaresma seja portadora de um espírito novo diante de Deus”.

“A minha bênção apostólica”.

“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Ao final da audiência pública, o Papa João Paulo II recebeu os cumprimentos do Conselheiro Geral e do Representante Geral em Roma da recém-aprovada Associação de Direito Pontifício, Pe. João Scognamiglio Clá Dias e José Francisco Hernández Medina.

Em seguida, Sua Santidade coroou a bela imagem de Nossa Senhora de Fátima e abençoou o Oratório que será usado em peregrinações por lares de todo o mundo, sob os auspícios da campanha “Maria, Rainha do Terceiro Milênio”.

Nessa oportunidade foram entregues ao Papa vários presentes, entre os quais os emblemas dos Arautos do Evangelho, de Os Cavaleiros do Novo Milênio e da Associação Católica Nossa Senhora de Fátima.

Parabéns Pe. João Clá Dias, comandante do Exercito de Nossa Senhora e Guerreiro da Igreja Católica Apostólica Romana.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Seminário dos Arautos, já inaugurada em 2007 pelo Eminentíssimo Cardeal Franc Rodé - embora inacabada sob vários aspectos, inaugurada em solene cerimônia presidida pelo Cardeal, que então ordenou oito presbíteros e cinco diáconos, todos arautos.

No entanto, mais uma vez terão os Arautos uma prova da infinita prodigalidade e bondade divinas, pois o Eminentíssimo Cardeal novamente os visitará, a convite do Padre João Clá, para fazer a dedicação da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no dia 24 de fevereiro. Os preparativos para a cerimônia e a expectativa de um novo encontro com Sua Eminência já se fazem sentir entre os arautos, criando um ambiente carregado de bênçãos.

Reinauguração do Seminário Diocesano e do Instituto de Filosofia

A pedido de D. Paulo Sérgio Machado, Bispo Diocesano de São Carlos, os Arautos do Evangelho tocaram e cantaram juntamente com o Coral dos Casais Encontristas, durante a celebração presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, D. Lourenço Baldisseri, por ocasião da reinauguração das instalações do Seminário Diocesano e do Instituto de Filosofia de São Carlos, no dia 9 de fevereiro de 2008.

Além da presença do Sr. Núncio e de D. Paulo Sérgio, estiveram presentes D. Francisco Masson, Bispo Diocesano de Piracicaba, diversos sacerdotes, seminaristas e autoridades civis do município.



Passeio a Analândia

Estivemos no dia 06 de fevereiro, em Analândia, a 44 km de São Carlos.




Empunhando bandeiras, percorremos o caminho do Morro do Cuscuzeiro – Com 220 metros de altura, e um paredão com 52 metros, o Cuscuzeiro é o cartão-postal da cidade – e o Morro do Camelo – Tem esse nome, pois seu formato lembra o de um camelo deitado.

Atravessando a vegetação própria da região, e também ladeando rochas, puderam os jovens contemplar as maravilhas criadas por Deus, destacando-se a bela paisagem montanhosa.



Conheça a Sede

Atrair a juventude para Cristo é um dos grandes desafios da Igreja no início do terceiro milênio.

Mas se os jovens se lançam à procura da felicidade ilusória que a sociedade moderna tão facilmente lhes oferece, como fazê-los aderir a um cristianismo com as exigências e os sacrifícios que lhe são inerentes?

Tentar esconder a face sofredora de Cristo, julgando assim poder ganhar a simpatia do homem contemporâneo é ilusão que só poderá produzir esterilidade no campo do apostolado.

A resposta a este problema crucial para quem se dedica à evangelização, em nossos dias, a encontramos no ensinamento do Sucessor de Pedro: “Se Cristo lhes for apresentado com o seu verdadeiro rosto, os jovens reconhecem-No como resposta convincente e conseguem acolher a sua mensagem, mesmo se exigente e marcada pela Cruz” (Novo Millennio Ineunte, 9).

Descortinar a verdade em toda a sua totalidade deslumbrante é o segredo de uma autêntica evangelização, método que os Arautos do Evangelho seguem em qualquer campo de apostolado, e sobretudo com os jovens, nas Casas de Convívio e Formação.

Ali, têm os jovens à vivência de que a verdadeira alegria só é proporcionada por uma vida autenticamente cristã. Ali aprendem a resistir aos males do mundo, que os cerca e tenta continuamente escravizá-los.

Ali podem ouvir com todo o seu vigor o apelo do Santo Padre: “A vós, jovens, peço-vos: defendei vossa liberdade interior! Que uma falsa vergonha não vos impeça de cultivar a castidade!” (Homilia na canonização de Santa Kinga, 16/6/1999). Ali podem comprovar toda a verdade contida na famosa sentença de Paul Claudel: “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o heroísmo”.

Abaixo, a localização da Sede de São Carlos - SP



Ver mapa maior

Padres Peruanos visitam nossa Sede

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2008, estiveram em nossa sede o Pe. José Maria da Costa e Pe. Jorge, ambos do Peru.

O Fundador - Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Natural de São Paulo, já nos bancos escolares procurava organizar com seus colegas um movimento para dar aos jovens um sentido moral e virtuoso à existência. Ingressou nas Congregações Marianas e também na Ordem Terceira do Carmo, sendo um ativo líder universitário católico nos anos que precederam a revolução da Sorbonne, de maio de 1968. Cursou Direito na prestigiosa Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo (sua cidade natal), ao mesmo tempo em que aperfeiçoava seus conhecimentos musicais com o renomado maestro Miguel Arqueróns, regente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Pe. João Scognamiglio Clá Dias - Presidente Geral

Prestou serviço militar na Companhia de Guardas, onde recebeu uma das maiores condecorações brasileiras por sua disciplina e aproveitamento: a “Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo”. Realizou arriscadas proezas como pára-quedista, em numerosos saltos.

Para os estudos teológicos aprimorou-se com os grandes catedráticos de Salamanca (Espanha), como o Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., o Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., o Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., o Pe. Esteban Gómez O.P., o Pe. Antonio Royo Marín O.P., o Pe. Teófilo Urdánoz O.P. e o Pe. Armando Bandera O.P. Como demonstração de profundo agradecimento aos seus mestres, divulgou anos depois as biografias de vários deles, com edições na Espanha e nos Estados Unidos: “Antonio Royo Marín, mestre de espiritualidade, brilhante pregador e famoso escritor”, “Pe. Cabreros de Anta CMF, firme pilar do Direito Canônico em nosso século”, etc...

Preocupando-se sempre com a formação dos jovens, organizou numerosas atividades culturais com clara inspiração católica, e também centros de acolhida. Em 1970 iniciou uma experiência de vida comunitária a fim de melhor se dedicar ao apostolado, em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. O movimento de evangelização se desenvolveu a ponto de ser reconhecido pela Santa Sé em 2001, como uma Associação Internacional de Direito Pontifício, os Arautos do Evangelho, que hoje estende suas atividades a 57 países.

Em todos os ambientes nos quais atuou, o Pe. João Clá destacou-se por seu testemunho de fé, sempre vivida e transmitida com alegria. Dotado de admirável oratória, proferiu palestras em vários auditórios da Europa e das Américas, demonstrando habilidade em infundir nos corações o entusiasmo para as verdades da Fé, o ânimo para a prática das virtudes e a certeza da vitória da Santa Igreja Católica na guerra contra o materialismo, o hedonismo e o relativismo dos nossos dias.

Dotado de fino talento musical, fundou mais de 30 coros e bandas sinfônicas – e também uma orquestra – em duas dezenas de países. Dirige o Coro e Orquestra Internacional dos Arautos do Evangelho, que já realizou turnês em vários países da Europa e das Américas, apresentando-se em famosas igrejas e teatros.

Seu ardente desejo de evangelizar moveu-o a escrever obras que tiveram grande divulgação, com tiragens de centenas de milhares de cópias (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês: “Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Os Mistérios Luminosos do Rosário”, “Orações para o dia-a-dia” e outras. Três livros devem ser mencionados em especial pelos trabalhos prévios de pesquisa: “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucília” e “Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”.

É membro, dentre outras, da Sociedade Internacional Tomás de Aquino e da Academia Marial de Aparecida. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo, por exemplo, a Medalha de Ciências do México. Desde 2002 tem publicado regularmente os comentários ao Evangelho, na revista Arautos do Evangelho, com edições em português, espanhol e italiano.

Mensagem para a Quaresma

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
O PAPA BENTO XVI
PARA A QUARESMA DE 2008

«Cristo fez-Se pobre por vós»
(cf. 2 Cor 8, 9)


Queridos irmãos e irmãs!

1. Todos os anos, a Quaresma oferece-nos uma providencial ocasião para aprofundar o sentido e o valor do nosso ser de cristãos, e estimula-nos a redescobrir a misericórdia de Deus a fim de nos tornarmos, por nossa vez, mais misericordiosos para com os irmãos. No tempo quaresmal, a Igreja tem o cuidado de propor alguns compromissos específicos que ajudem, concretamente, os fiéis neste processo de renovação interior: tais são a oração, o jejum e a esmola. Este ano, na habitual Mensagem quaresmal, desejo deter-me sobre a prática da esmola, que representa uma forma concreta de socorrer quem se encontra em necessidade e, ao mesmo tempo, uma prática ascética para se libertar da afeição aos bens terrenos. Jesus declara, de maneira peremptória, quão forte é a atracção das riquezas materiais e como deve ser clara a nossa decisão de não as idolatrar, quando afirma: «Não podeis servir a Deus e ao dinheiro» (Lc 16, 13). A esmola ajuda-nos a vencer esta incessante tentação, educando-nos para ir ao encontro das necessidades do próximo e partilhar com os outros aquilo que, por bondade divina, possuímos. Tal é a finalidade das colectas especiais para os pobres, que são promovidas em muitas partes do mundo durante a Quaresma. Desta forma, a purificação interior é corroborada por um gesto de comunhão eclesial, como acontecia já na Igreja primitiva. São Paulo fala disto mesmo quando, nas suas Cartas, se refere à colecta para a comunidade de Jerusalém (cf. 2 Cor 8-9; Rm 15, 25-27).


2. Segundo o ensinamento evangélico, não somos proprietários mas administradores dos bens que possuímos: assim, estes não devem ser considerados propriedade exclusiva, mas meios através dos quais o Senhor chama cada um de nós a fazer-se intermediário da sua providência junto do próximo. Como recorda o Catecismo da Igreja Católica, os bens materiais possuem um valor social, exigido pelo princípio do seu destino universal (cf. n. 2403).
É evidente, no Evangelho, a admoestação que Jesus faz a quem possui e usa só para si as riquezas terrenas. À vista das multidões carentes de tudo, que passam fome, adquirem o tom de forte reprovação estas palavras de São João: «Aquele que tiver bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?» (1 Jo 3, 17). Entretanto, este apelo à partilha ressoa, com maior eloquência, nos Países cuja população é composta, na sua maioria, por cristãos, porque é ainda mais grave a sua responsabilidade face às multidões que penam na indigência e no abandono. Socorrê-las é um dever de justiça, ainda antes de ser um gesto de caridade.


3. O Evangelho ressalta uma característica típica da esmola cristã: deve ficar escondida. «Que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita», diz Jesus, «a fim de que a tua esmola permaneça em segredo» (Mt 6, 3-4). E, pouco antes, tinha dito que não devemos vangloriar-nos das nossas boas acções, para não corrermos o risco de ficar privados da recompensa celeste (cf. Mt 6, 1-2). A preocupação do discípulo é que tudo seja para a maior glória de Deus. Jesus admoesta: «Brilhe a vossa luz diante dos homens de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos Céus» (Mt 5, 16). Portanto, tudo deve ser realizado para glória de Deus, e não nossa. Queridos irmãos e irmãs, que esta consciência acompanhe cada gesto de ajuda ao próximo evitando que se transforme num meio nos pormos em destaque. Se, ao praticarmos uma boa acção, não tivermos como finalidade a glória de Deus e o verdadeiro bem dos irmãos, mas visarmos antes uma compensação de interesse pessoal ou simplesmente de louvor, colocamo-nos fora da lógica evangélica. Na moderna sociedade da imagem, é preciso redobrar de atenção, dado que esta tentação é frequente. A esmola evangélica não é simples filantropia: trata-se antes de uma expressão concreta da caridade, virtude teologal que exige a conversão interior ao amor de Deus e dos irmãos, à imitação de Jesus Cristo, que, ao morrer na cruz, Se entregou totalmente por nós. Como não agradecer a Deus por tantas pessoas que no silêncio, longe dos reflectores da sociedade mediática, realizam com este espírito generosas acções de apoio ao próximo em dificuldade? De pouco serve dar os próprios bens aos outros, se o coração se ensoberbece com isso: tal é o motivo por que não procura um reconhecimento humano para as obras de misericórdia realizadas quem sabe que Deus «vê no segredo» e no segredo recompensará.

4. Convidando-nos a ver a esmola com um olhar mais profundo que transcenda a dimensão meramente material, a Escritura ensina-nos que há mais alegria em dar do que em receber (cf. Act 20, 35). Quando agimos com amor, exprimimos a verdade do nosso ser: de facto, fomos criados a fim de vivermos não para nós próprios, mas para Deus e para os irmãos (cf. 2 Cor 5, 15). Todas as vezes que por amor de Deus partilhamos os nossos bens com o próximo necessitado, experimentamos que a plenitude de vida provém do amor e tudo nos retorna como bênção sob forma de paz, satisfação interior e alegria. O Pai celeste recompensa as nossas esmolas com a sua alegria. Mais ainda: São Pedro cita, entre os frutos espirituais da esmola, o perdão dos pecados. «A caridade – escreve ele – cobre a multidão dos pecados» (1 Pd 4, 8). Como se repete com frequência na liturgia quaresmal, Deus oferece-nos, a nós pecadores, a possibilidade de sermos perdoados. O facto de partilhar com os pobres o que possuímos, predispõe-nos para recebermos tal dom. Penso, neste momento, em quantos experimentam o peso do mal praticado e, por isso mesmo, se sentem longe de Deus, receosos e quase incapazes de recorrer a Ele. A esmola, aproximando-nos dos outros, aproxima-nos de Deus também e pode tornar-se instrumento de autêntica conversão e reconciliação com Ele e com os irmãos.


5. A esmola educa para a generosidade do amor. São José Bento Cottolengo costumava recomendar: «Nunca conteis as moedas que dais, porque eu sempre digo: se ao dar a esmola a mão esquerda não há de saber o que faz a direita, também a direita não deve saber ela mesma o que faz » (Detti e pensieri, Edilibri, n. 201). A este propósito, é muito significativo o episódio evangélico da viúva que, da sua pobreza, lança no tesouro do templo «tudo o que tinha para viver» (Mc 12, 44). A sua pequena e insignificante moeda tornou-se um símbolo eloquente: esta viúva dá a Deus não o supérfluo, não tanto o que tem como sobretudo aquilo que é; entrega-se totalmente a si mesma.


Este episódio comovedor está inserido na descrição dos dias que precedem imediatamente a paixão e morte de Jesus, o Qual, como observa São Paulo, fez-Se pobre para nos enriquecer pela sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9); entregou-Se totalmente por nós. A Quaresma, nomeadamente através da prática da esmola, impele-nos a seguir o seu exemplo. Na sua escola, podemos aprender a fazer da nossa vida um dom total; imitando-O, conseguimos tornar-nos disponíveis para dar não tanto algo do que possuímos, mas darmo-nos a nós próprios. Não se resume porventura todo o Evangelho no único mandamento da caridade? A prática quaresmal da esmola torna-se, portanto, um meio para aprofundar a nossa vocação cristã. Quando se oferece gratuitamente a si mesmo, o cristão testemunha que não é a riqueza material que dita as leis da existência, mas o amor. Deste modo, o que dá valor à esmola é o amor, que inspira formas diversas de doação, segundo as possibilidades e as condições de cada um.


6. Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma convida-nos a «treinar-nos» espiritualmente, nomeadamente através da prática da esmola, para crescermos na caridade e nos pobres reconhecermos o próprio Cristo. Nos Actos dos Apóstolos, conta-se que o apóstolo Pedro disse ao coxo que pedia esmola à porta do templo: «Não tenho ouro nem prata, mas vou dar-te o que tenho: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda» (Act 3, 6). Com a esmola, oferecemos algo de material, sinal do dom maior que podemos oferecer aos outros com o anúncio e o testemunho de Cristo, em cujo nome temos a vida verdadeira. Que este período se caracterize, portanto, por um esforço pessoal e comunitário de adesão a Cristo para sermos testemunhas do seu amor. Maria, Mãe e Serva fiel do Senhor, ajude os crentes a regerem o «combate espiritual» da Quaresma armados com a oração, o jejum e a prática da esmola, para chegarem às celebrações das Festas Pascais renovados no espírito. Com estes votos, de bom grado concedo a todos a Bênção Apostólica.


Vaticano, 30 de Outubro de 2007.


BENEDICTUS PP. XVI

Arautos do Evangelho

Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio, o que ocorreu por ocasião da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro (22 de fevereiro) em 2001.

Composta predominantemente por jovens, esta Associação está presente em 57 países. Seus membros praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.


A origem dos Arautos do Evangelho remonta aos anos 50, quando um grupo de jovens começou a se reunir para cantar, conversar e rezar.

O Pe João Scognamiglio Clá Dias, Presidente Geral dos Arautos do Evangelho,
tem a graça de cumprimentar Sua Santidade Bento XVI,
na audiência geral do dia 25 de abril de 2007.