Glórias e títulos do Santíssimo Rosário

“É o Santo Rosário, pelo que nele se medita, o resumo dos mistérios, a arca santa do Novo Testamento, onde se ocultam as Tábuas da Lei da graça!

É o órgão que alegra os Céus, a cítara a cujo compasso canta a Igreja, o instrumento de guerra que fere de morte o demônio, a escada mística pela qual os verdadeiros devotos de Maria vêem a Deus face a face, fazendo coro com os Anjos!

É a árvore frondosa em cuja sombra os seus devotos dos ardores se abrigam, das intempéries da vida e cujos ramos se estendem até aos confins da terra.

É ele como o carro de Salomão, em cujo teto se achava pintada a história do seu amor; e como a pedra, na qual mandou Deus esculpir a Cidade de Jerusalém, habitada pelos babilônios.

Enfim, é o Rosário a devoção principal com que honramos a Santíssima Virgem; de maneira que assim como o Salvador respondeu ao Doutor da lei que o maior mandamento era amar a Deus sobre todas as coisas, assim também, digamos com muitos Santos Padres que a maior veneração a Maria é o recitar-se e meditar-se em seu Santíssimo Rosário.

Sim, recitando o Rosário confessamos que Maria se achou, por uma graça especial, toda formosa aos olhos do Altíssimo, desde o instante de sua Conceição, e ser Ela a Bendita entre todas as mulheres.”

Pe. José M. S. Bittencourt, O mês de Outubro, pp. 213, 214