Bento XVI ao Centenário da Arquidiocese de São Paulo

Mensagem que Bento XVI enviou ao cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, por ocasião do centenário da arquidiocese, com missa celebrada no estádio do Pacaembu no dia de hoje, 08 de junho de 2008.
No momento em que a Arquidiocese de São Paulo celebra a solene Eucaristia de encerramento das comemorações do Primeiro Centenário da Arquidiocese, desejo associar-me ao jubiloso canto de Ação de Graças ao Senhor, pelos abundantes frutos de vida cristã com os quais quis abençoar esta querida Igreja local.

Este acontecimento constitui uma etapa significativa na história de uma Igreja. É a história de um povo, dos Bispos, dos presbíteros - com suas paróquias, capelas e comunidades; dos Movimentos, Associações e das novas realidades eclesiais, expressão viva da perene juventude da Igreja! E também a história das Congregações e Ordens religiosas; masculinas e femininas, que trabalharam e trabalham incessantemente para edificação do Reino de Deus. Todos se reúnem em tomo à Catedral da Sé, onde se congrega o Povo de Deus animado pelos ideais de te e coragem dos seus Pastores.

O cenário hoje adquire uma amplitude sem precedentes. É o Estádio do Pacaembu o lugar escolhido para reunir, no coração da paulicéia, todo este mundo sem par de fiéis que se congraça para celebrar o centro nevrálgico de uma Arquidiocese em festa. Parece indicar e justificar, por um lado, com sentido profético, as palavras com as quais São Pio X elevou São Paulo à condição de Sede Metropolitana; com efeito, a Bula “Dioecesiumnimiam Amplitudinem” serviu de auspício para o futuro desenrolar da histó ria: durante estes 100 anos foram criadas no Estado de São Paulo 40 dioceses, além das 3 circunscrições de rito oriental (maronita, greco-melquita e armeno-católica). As seis Províncias eclesiásticas, São Paulo, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto, Aparecida e Sorocaba estão bem a demonstrar a vitalidade da Igreja, seu caminho evangelizador e o testemunho dado pelos pastores que nos deixaram uma rica herança de vida eclesial.

Por outro lado, conservo com particular alegria a recordação dos instantes que a Providência concedeu-me presenciar naquela verdadeira festa espiritual que foi o encontro com a Juventude Latino-americana do ano passado. Não quererá tal manifestação indicar novamente aquela ampli tudinem - uma dimensão, que a fé de um povo permite alcançar quando congregado sob um único Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo?

No dia 8 de Junho, o ponto álgido da Celebração eucarística receberá nova luz e brilhantismo. A ocasião será propícia para entronizar o Apóstolo Paulo, como Patrono da Arquidiocese de São Paulo - uma feliz circunstância destinada a valorizar ainda mais o Ano Paulino para que, Deus queira, dê frutos abundantes para a Comunidade eclesial paulistana. Sem dúvida, todas as dioceses existentes na imensa geografia nacional, levam no seu bojo uma história de realizações e de feitos, cujos frutos só Deus-Pai, Senhor da história conhece. São Paulo leva em si este mesmo singular arrojo evangélico e profético. Enriquecida por esta preciosa herança, faço votos que a querida Sede Metropolitana paulista prossiga Marcando, à luz do Espírito Santo consolador, os destinos desse povo proclamando, com fé e caridade evangélicas, a Palavra de Deus através de uma Pastoral cheia de vitalidade, e inspirada pelas diretrizes auspiciadas em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Como Sucessor de Pedro, aquela “preocupação por todas as Igrejas” que levo na alma, adquire um novo matiz. Hoje elevo fervorosas preces a Deus Todo Poderoso, a fim de que esta significativa celebração anime todas as forças vivas desta Igreja local a um marcado protagonismo evangelizador, na proclamação assídua da Palavra de Deus, através do impulso apostólico de todos, jovens ou menos jovens, especialmente pelo convite à reconciliação e à penitência; no esforço inteligente e generoso por defender a família e a vida de todo ser humano, do não nascido ao paciente terminal: todos levam em si a faísca do dom da vida dado por Deus e que só Deus pode dar por concluída. Desejo também unir-me espiritualmente às diversas dimensões da Pastoral arquidiocesana e por todas peço ao Senhor para que se prossiga, com renovado ardor missionário, na tarefa evangelizadora, sendo “sal da terra e luz do mundo) (Mt 5,13).

Senhor Arcebispo, ao assegurar minhas preces pelo bem e felicidade do Povo fiel da Arquidiocese com as suas regiões episcopais, peço a Deus pelas autoridades estaduais e municipais da metrópole a fim de que prossigam zelando pelo bem comum dos seus cidadãos, de modo particular pelos enfermos, pelos pobres e abandonados e, de modo geral, para contribuir pela paz e pelo progresso desta nobre Nação brasileira.

Com estes auspícios concedo ao Senhor Cardeal e aos Cardeais, Arcebispos e Bispos presentes na Celebração eucarística, ao clero, diáconos permanentes e seminaristas, aos religiosos e a todo o povo fiel uma especial Bênção Apostólica.

Vaticano, 22 de Maio,
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.



Veja algumas fotos, em primeira mão, deste marco à Arquidiocese de São Paulo.









2 comentários:

Cris disse...

Olá!

Eu estava no Centenário da Arquidiocese hoje, e gostei muito.

Quero parabenizar a organização e disciplina como os Arautos do Evangelho conduziram o momento.

Que nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre nos agraciando!

Cristiane
Paróquia Santos Apóstolos.

Anônimo disse...

Sim, a participação dos Arautos foi digna de louvor, como sempre.

Que Nossa Senhora os faça crescer continuamente em número e em méritos.

Vinícius F. Afonso
Santo André - SP